quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Lua de Mel no Irão, de Alison Wearing


Este é um daqueles livros que não me chamaria a atenção, não seria garantidamente uma escolha minha de leitura, mas ate que ler foi uma agradável surpresa.
É um livro que aborda temas delicados, como a condição feminina, e a própria experiencia da autora como visitante do pais, mas esta escrito de uma forma suave, com alguma ironia e muito humor, que acaba por não ser um livro muito pesado, embora os temas o sejam.
Gostei muito, e recomendo vivamente, dá para se ficar com uma ideia geral de uma sociedade tão diferente da nossa.


Sinopse
Alison Wearing é uma jornalista canadiana e multi-premiada autora de livros de viagens. Visitou o Irão durante um ano e relata-nos essa viagem, dando-nos o retrato das várias pessoas com quem ela e Ian, suposto marido que com ela viajou, já que para uma mulher será praticamente impossível fazer turismo sozinha no país de Kohmeini, se cruzaram ao longo da estadia. Não se pense que Wearing adopta uma postura de quem está acima. Ela limita-se a relatar e retratar pessoas e situações, com ironia, subtileza e humor, e, ao mesmo tempo, a tentar perceber uma sociedade que é bastante diferente da nossa e que poderá mesmo inspirar o medo, tal como acontecia com a jornalista/escritora antes de se decidir visitar o Irão.

1 comentário:

Carlos disse...

Acabei de ler este livro no sábado, considero-o bom, ajuda-nos a perceber a mentalidade de um povo que vive arreigado aos seus costumes, mas ao mesmo tempo é de uma hospitalidade incrível.