quarta-feira, 8 de abril de 2009

O Monte dos vendavais, de Emily Bronte


Wuthering Heights (traduzido para português como O morro dos ventos uivantes, O monte dos vendavais; O Alto dos vendavais ou ainda Colina dos vendavais) foi o único romance da escritora britânica Emily Jane Brontë, hoje considerado um clássico da literatura inglesa
É um livro que vale a pena ler, não é uma historia bonita nem uma linda historia de amor, mas é um bom livro e com um final feliz apesar de tudo, no fundo Heathcliff, personagem central da historia, é o reflexo da sua educação e dos maus tratos que sofreu na juventude aliados ao amor que sente por Catherine e que o tornaram naquilo que ele é, não o consigo ver, no entanto, como um demónio como a governanta o descreve, pois ele apenas leva a vida a pensar em se vingar de todo o mal que sofreu.



Sinopse:
Toda a história, com poucas excepções, é contada pela testemunha ocular de todos os acontecimentos, uma governanta chamada Helen Dean, ao locatário da propriedade Granja da Cruz dos Tordos, em Gimmerton, Yorkshire, enquanto este se encontrava adoentado.
O patriarca da família Earnshaw resolve fazer uma viagem e lá resolve adoptar um pequeno órfão, que todos acham ser um cigano, porém sua procedência não é revelada em hora alguma da narrativa, ao qual denominam Heathcliff. Toda a afeição que o pai logo demonstra pelo menino enciúma seu filho legítimo Hindley, que acha que está perdendo a afeição do pai para o menino. Sua irmã, Catherine, se afeiçoa por Heathcliff. Quando o Sr e Sra Earnshaw morrem, Hindley sujeita Heathcliff a várias humilhações. Este passa a ficar bruto e melancólico. Apesar do amor entre ele e Catherine, ela decide casar com Edgar Linton, por esse ter melhores condições de sustê-la que Heathcliff.
Heathcliff sai do Morro dos Ventos Uivantes e, quando volta, está rico, chamando a atenção de Catherine e despertando ciúmes em seu marido. Catherine tem uma filha de Edgar e morre logo em seguida. Heathcliff resolve se vingar de Edgar e de Hindley.
Primeiro se casa com Isabella, irmã de Edgar. Logo após, Isabella lamenta-se de ter se casado com Heathcliff, e tem um filho chamado Linton, enquanto estava longe de seu marido. Hindley cai no vício do jogo e da bebida e perde todos os seus bens para ele. O filho de Hindley (Hareton) consequentemente, fica sem herança -- mas apesar disso, considera Heathcliff uma pessoa de alta moral, não permitindo que se falasse mal de sua pessoa. Antes da morte de Edgar, Heathcliff casa Linton e Cathy (filha de Catherine e Edgar). Cathy descobre-se sem bens, quando seu marido Linton morre e Heathcliff apresenta um testamento onde seu filho lhe passava tudo quanto possuía. Pensando já ter se vingado, percebe nos últimos descendentes das casas da Granja da Cruz dos Tordos e do Morro dos Ventos Uivantes o olhar de seus antepassados e a paixão entre os dois, morrendo só em sua loucura e solidão. Como último desejo é enterrado junto com Catherine, seu grande amor... e deste dia em diante muitos juram ver sempre um casal vagando pelas charnecas do Morro...

9 comentários:

Zabour disse...

Já li, já li, yes...

Muito bom!Aliás, excelente..

Bjokas e boa Páscoa

Livros de Bia disse...

Eu AMO O morro dos vendavais (eu li como O morro dos Ventos Uivantes)! Eu o comprei meio no susto, naquela tentativa de: vamos ler um clássico pelo menos uma vez na vida e não me arrependi.
Pena que a autora não escreveu mais livro nenhum!

Bjs

Rach disse...

Adorei esse livro! Li-o no original há alguns anos atrás e fiquei apaixonada. Os livros das irmãs dela são igualmente bons!

beijo*

Julianna Steffens disse...

Gosto muito das Irmãs Bronte, e quarta feira espero que meu Jane Eyre que comprei pela Estante Virtual chegue. Não sabia que o Morro dos Ventos Uivantes poderia ser encontrado como O morro dos vendavais. Encontrei teu blog por acaso, vou virar seguidora, se quiser dê uma passada no meu cantinho tb =o****

Carla Martins disse...

Ainda não li esse livro, acredita? Vou providenciar, afinal, é um mega clássico!

Adorei seu blog! POsso linkar no meu?

Beijos!

Karlytus disse...

já li e é daqueles livros q se podem ler várias vezes.. achei engraçado esse livro ser mto referido na série "twiligt" q estou a acabar de ler..

Um beijinho e boas leituras.. ;)

poematar disse...

Execelente ideia: dar a conhecer textos, deixando uma sinopse pessoal; é um óptimo exercício para ti e útil para incentuvar a ler. Gostei de estar aqui. Vem até mim. Tudo de bom.

Anónimo disse...

Nice post and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта aminhocaeoslivros.blogspot.com