segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

MADDIE – A verdade da Mentira, de Gonçalo Amaral

Terminei agora de ler este livro que gentilmente a Saltinho me enviou por mail, e so posso dizer que gostei e que acho que vale a pena ler.
É um livro que nos mostra o outro lado de uma investigação policial, o que confesso é uma coisa porque tenho imenso interesse, mas este livro é acima de tudo o relato de um homem que se sente injustiçado e que foi impedido de prosseguir a sua profissão e o apuramento da verdade.

Não vou dar a minha opinião sobre o caso, apenas dizer que espero que um dia a verdade venha ao de cima e se faça justiça.


Sinopse
Este não é mais um livro sobre a investigação do desaparecimento de Madeleine McCann. Este é o livro do investigador principal do processo, que foi atacado e vilipendiado quando se encontrava apenas em busca da verdade e da justiça. Ninguém, à excepção dos pais de Maddie, sabe tão bem o que se passou naquela noite fatídica de 3 de Maio de 2007. Gonçalo Amaral escreve na perspectiva da investigação por si conduzida e tem uma forte preocupação factual e de objectividade. Além disso, o livro contém revelações originais e esclarece muitos dos mais controversos aspectos do caso. O texto está apoiado por infogramas e fotografias que facilitam a compreensão do leitor e ilustram os passos da investigação e da conclusão obtida - por mais terrível que a mesma seja: Maddie está morta desde o dia do seu desaparecimento. Para o autor do livro, Madeleine Beth McCann é a principal preocupação - é ela a vítima, e são as vítimas que têm de ser defendidas pela polícia e perseguidos os culpados do seu sofrimento. Tendo-lhe sido impossibilitado solucionar o caso, devido ao seu afastamento, quando se encontrava eminente a recolha de testemunhos vitais, preferiu abandonar a vida policial activa e retomar a liberdade de expressão não só para lavar a honra das calúnias que sobre si foram lançadas, mas para ajudar a que o caso não caia no esquecimento e a que, mais tarde ou mais cedo, o processo seja reaberto e feita justiça.

14 comentários:

Eu mesma! disse...

ok....
parece.me interessante...
sempre achei que o filme seria um pouco a novela mexicana em forma de letras....

podes enviar-me por mail? Ou não dá jeito?

Monique Larentis disse...

nossa, esse livro deve ser muito interesante,.. nunca tinha ouvido falar sobre ele, mas vou tentar procura-lo para ler :)

Minhoca disse...

Eu Mesma:

É interessante sim, acho que vale a pena ler, eu mandar ate mandava, mas apaguei o mail:( Eu vou pedir para me enviarem novamente e depois logo te mando Ok?

Minhoca disse...

Monique:

Segundo parece estas no Brasil, é provavel que por ai n encontres, mas se entretanto eu conseguir que me mandem por mail, eu envio tb p ti

Eu mesma! disse...

ok :)

Eu mesma! disse...

mas que raio de imagem é que agora tens?

uma gaja com o rabo de fora??????

Salto-Alto disse...

Ainda bem que gostaste querida, fico contente! :) Beijinhos!

Minhoca disse...

Saltinho:

Gostei mesmo, obrigada, mas será que, se não for pedir muito, será que podes enviar novamente??? É que a Eu Mesma pediu e eu ja apaguei, se tu ainda tiveres o PDF agradecia.

Sou uma abusadora:)

Salto-Alto disse...

Na boa! :) Estás à vontade! Vou procurar e já te envio! E com bónus! :) E mando-lhe também à Eu mesma!, podes estar descansada! Está feito! :) Beijocas!

Minhoca disse...

Saltinho:

Muito obrigada es uma kida.

Jokinhas

JAIRCLOPES disse...

Li quase todos seus "posts" e lamentei a ausência do Saramago.
Sou um leitor apaixonado por livros, - leio em torno de sessenta por ano, - e o Saramago é um dos meus escritores prediletos. Como sou brasileiro, gostaria da opinião de leitor(a) português(a) sobre esse que considero maior escritor vivo do Planeta. Outra coisa, aqui no Brasil não saiu nada em livros sobre o desaparecimento de Madeleine, só reportagens em revistas e na televisão. Será que eu poderia encontrar disponível na web livros sobre esse assunto?

Minhoca disse...

Jairclopes:

Realmente Saramago n faz as minhas delicias, ja tentei ler um ou dois mas nunca li nenhum ate ao fim :)

Quanto a este livro da Maddie, ja o enviei para o seu mail.

Obrigada por via ca o meu cantinho :)

marcelao100roma disse...

FIQUEI MUITO INTERESSADO EM LER ESTE LIVRO,TEM COMO VC ME MANDAR ELE POR I MAIL,OBRIGADO

Minhoca disse...

Marcelao:

Eu posso mandar por mail, so tenho que saber o mail :)