terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Amor nos Tempos de Cólera, de Gabriel Garcia Marquez

Não gostei, pronto achei mesmo xato, maçudo, uma seca das grandes.
Quem me emprestou diz que o leu depois de ver o filme e que gostou, pois bem eu não vi o filme e o livro achei xato como raio, alias saltei ate algumas paginas e descobri que não fazia mal nenhuma pois descreve tanta coisa sem importância, que mesmo saltando umas paginas a coisa tinha adiantado muito pouco.

De qualquer modo aqui deixo a sinopse, pois que pode alguém estar interessado, afinal este é um Prémio Nobel de Literatura, e a critica não está de acordo comigo :).

Sinopse:

O Amor nos Tempos de Cólera constitui na obra de Gabriel García Márquez um marco equiparável ao do célebre Cem Anos de Solidão, considerado até hoje, a sua obra-prima.

Críticas de imprensa:
«Um absoluto domínio da forma narrativa.»
El País

Críticas:
«O Amor nos Tempos de Cólera é um romance (...) onde se fundem o fulgor imagístico, o difícil triunfo do amor, as aventuras e desventuras da própria felicidade humana (...) Ao longo dum flash-back de quatrocentas páginas vertiginosas, compostas numa espécie de pauta estilística e musical, da qual não estão sequer ausentes o humor, a poesia e a vertigem das imagens (...) o leitor recupera o ritmo encantatório duma escrita que não tem conhecido imitadores à altura.»
João de Melo

Comentários dos leitores:
Um livro para toda vida
Em "O Amor nos Tempos do Cólera", Gabriel García Márquez nos brinda mais uma vez com seu estilo impecável. A estória de amor vivida por Florentino Ariza e Firmina Daza é contada com toda magia do realismo fantástico de Gabriel. É um livro envolvente, que cativa o leitor do começo ao fim e que acaba torcendo pelo final feliz. As reflexões sobre a vida, o amor e a morte, temas constantes em García Márquez, são explorados de forma maestral neste livro que, juntamente com "Cem Anos de Solidão" representou um marco na minha vida literária. Um livro para toda vida!

Sem comentários: